17 junho 2007

Zodiac - 2007

A tagline deste filme de David Fincher é bastante ilustrativa de toda a história do filme, There's more than a way to lose your life to a killer. Na realidade, foram várias as personagens que lidaram com este caso real que viram a sua vida completamente virada do avesso.

Zodiac foi um assassino que aterrorisou a cidade de S. Francisco entre os anos 60 e 70 matando aleatoriamente, como se pensava na altura. Mas será que seria assim tão aleatoriamente.

O filme é baseado nos livros de Robert Graysmith. Este jornalista do San Francisco Chronicle passou vários anos da sua vida a tentar descobrir que era este assassino brutal.

Graysmith foi protagonizado por Jake Gyllenhaal e Paul Avery (o outro jornalista) foi protagonizado por um irreconhecível Robert Downey Jr..

Graysmith ia perdendo a família, Avery mergulhou no mundo do alcoolismo e droga, o inspector David Toschi (Mark Rufallo) quase que perdeu o emprego e o inspector William Amrstrong (Anthony Edwards) acabou por pedir uma reforma antecipada.

O filme é demasiado extenso e fica-se com a sensação de que todos teriam a ganhar se algumas cenas tivessem sido cortadas. É tudo muito do mesmo a partir de certa altura do filme. É, no entanto, um bom filme para os amantes de estórias verídicas sobre assassínos.

Sem comentários: