27 dezembro 2005

Troy - 2004


Este filme de Wolfgang Petersen é a adaptação do épico de Homero que relata o assalto a Troia pelos Gregos.

To cut the story short, é a luta de dois homens pela mesma mulher.

Odysseus: Men are haunted by the vastness of eternity. And so we ask ourselves: will our actions echo across the centuries? Will strangers hear our names long after we are gone, and wonder who we were, how bravely we fought, how fiercely we loved?

Um prognóstico verdadeiramente correcto.

Com as interpretações de Orlando Bloom, Eric Bana, Brad Pitt, Diane Kruger e Peter O'Toole entre outros, este é sem dúvida uma adaptação bem conseguida de um épico. O que nem sempre acontece.

De um lado temos os Troianos e do outro os Gregos, pelo meio há o quase invencível Achilles que não se alia a ninguém e fará o que lhe der mais glória, até o amor o atacar.

Paris, Principe de Troia (Bloom) rapta Helen (Kruger) durante a estadia em Atenas para tentar uma aliança com os Gregos. Hector, Principe de Troia (Bana) só se apercebe da loucura do irmão a meio da viagem de volta a casa e tenta voltar atrás e devolver Helen mas depressa se apercebe que será tarde demais e dificilmente conseguirá evitar a guerra entre Troianos e Gregos.

Helen é, nem mais nem menos a mulher do Rei Menelaus (Gleeson) e este junta-se ao irmão, Agamemnon (Cox), Rei de Mycenaeans e juntam as tribos Gregas para salvar a honra familiar.

Será Achilles que irá ditar a vitória ou a derrota desta guerra.

Sem comentários: