28 janeiro 2008

Bee Movie - 2007

Ou deverei antes dizer "A história de uma abelha" porque vi a versão em português. E eu que nem sequer sou fã de filmes de animação estou desejosa de ir ver a versão original.

Soberba a interpretação de Nuno Markl no papel da abelha Barry N. Benson que acabou de se licenciar e não se conforma com a vida de rotina que o espera, ele quer mais, quer aventurar-se no mundo exterior.

E assim foi, agarrou a primeira oportunidade que teve e fez-se ao céu. As peripécias são muitas e ele acaba por encontrar em Vanessa (Marina Albuquerque) a aliada humana que precisava para processar os humanos pela usurpação do mel.

A versão original foi escrita pelo génio da comédia, Jerry Seinfeld (que também interpreta) e resultou num filme de animação muito bom e hilariante.

Depois de ganhar o processo em tribunal, Barry apercebe-se que afinal, para que o ciclo da vida se perpetue, é necessário que os humanos também comam mel.

Vanessa: It's very hard to concentrate with that panicky tone in your voice.
Barry B. Benson: It's not a tone, I'm PANICKING!


Um filme para miúdos que os adultos irão gostar.

Corrupção - 2007

Poderia começar por dizer que este filme de João Botelho... mas não posso. Este filme era dele e deixou de ser quando o produtor, Alexandre Valente, cortou algumas cenas à revelia do realizador e este, num acto quase inédito, decidiu não assinar o genérico do filme.

Também poderia dizer que o cinema português está de parabéns com esta película mas não consigo, o filme foi mau. Nem as interpretações de Nicolau Breyner (Presidente) e Margarida Vila-Nova (Sofia) salvaram esta produção.

Qualquer semelhança entre este filme e o livro/vida de Carolina Salgado é mais que pura coincidência. É um assunto altamente explorado que, na realidade, nem sequer foi bem explorado para o filme.

Resumindo, é a história de uma alternadeira (Sofia) que se envolve com um presidente. Depois há de tudo, prostituição, corrupção e violência.

Este será, sem dúvida, um filme a perder.